top of page
  • Lucas Pereira

Vivemos para “ter” ou para “ser”?

Atualizado: 28 de mai. de 2023


pessoa feliz, vivendo com propósitos
Vivemos para ter ou para ser?

Enquanto seres humanos muitas vezes deixamos de lado nossa verdadeira essência para nos tornarmos escravos de nossos desejos superficiais. Colocamos dinheiro, fama, poder e o ego em primeiro plano e abandonamos nosso “eu verdadeiro” nossa conexão com quem amamos e também, com o ambiente no qual vivemos. Quando perguntado sobre o que mais o surpreende na humanidade, S.S. o XIV Dalai Lama respondeu: “O homem! Porque ele sacrifica sua saúde a fim de ganhar dinheiro. Em seguida sacrifica o dinheiro para recuperar sua saúde. E então está tão ansioso sobre o futuro que não desfruta o presente; o resultado é que ele não vive nem no presente nem no futuro; ele vive como se nunca fosse morrer, e depois morre sem nunca ter realmente vivido.” Todo resultado gerado por esta ganância desenfreada surge inseparável da insatisfação (Dukkha) gerando um ciclo viciante contínuo, dia após dia, nossos desejos e expectativas só aumentam, consequentemente, sofremos porque sempre que alcançamos algo desejado, já estamos correndo atrás de outro objetivo e assim sucessivamente. O que podemos fazer para interromper este ciclo incessante? Felizmente neste momento temos a oportunidade de treinar nossa mente para acessar nosso universo interno e encontrar todo o contentamento e satisfação que desejamos de forma livre, espontânea e independente dos fenômenos e do mundo exterior. Existem inúmeras formas de treinarmos nossa mente e uma delas é utilizando os ensinamentos budistas. Podemos contemplar nosso nascimento humano precioso e descobrir qual é a nossa real missão neste plano e a razão de nossa existência. Os ensinamentos também nos convidam a meditarmos sobre nosso compromisso de “ser” ao invés de “ter”, consequentemente, no momento certo, o altruísmo e a liberdade genuína podem brotar como respostas aos impulsos da ganância e das demais emoções que nos aprisionam em estados ilusórios de sofrimento (Sansaras). Estes treinamentos estão acessíveis a todos que desejam encontrar uma fonte inesgotável de satisfação e viver uma vida plena. Convido você a acompanhar estes ensinamentos nas próximas publicações, com mãos em prece, saudações “Tashi delek”.


Texto: Lucas Pereira

Revisão final: Luciana Búrigo e Eneida Búrigo.


Gostou? Salve, curta e compartilhe 😉


Que tal concorrer a livros grátis?

Aproveite esta oportunidade! "acesse aqui " e participe de sorteios semestrais de livros e brindes exclusivos desta página.


Conheça o escritor Lucas Pereira (Padma Dondrub) um praticante budista que compartilha através de seus livros toda experiência e conhecimento adquirido ao longo de 15 anos de estudos e meditação. Acesse aqui seus " Livros" .



Imagem: <a href="http://www.freepik.com">Designed by ijeab / Freepik</a>


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page