top of page
  • Lucas Pereira

Filosofia em tempos de guerra (Rússia x Ucrânia)

Desde a invasão russa à Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, já se passaram 500 dias. Infelizmente, estima-se que cerca de 300 mil soldados jovens tenham perdido suas vidas, juntamente com 30 mil civis, incluindo 500 crianças. É uma realidade aterradora em que uma criança perde a vida diariamente, e a perspectiva de uma trégua parece distante.

Diante desse cenário, registro a afirmação do filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679): "O homem é o lobo do homem". Hobbes acreditava que, em seu estado natural, ou seja, sem governo ou controle, o ser humano seria guiado apenas por vontades egoístas e inerentemente violentas, gerado em uma situação constante de guerra e conflito.


No entanto, como filósofo, acredito que a violência e a guerra vão contra o estado natural de razão e equilíbrio do ser humano. Considere que o estado natural desejável da humanidade é viver em harmonia e cooperação uns com os outros. Além disso, a busca pela paz deve ser um dever moral, tanto em relação aos outros seres humanos como em relação ao mundo natural como um todo. A paz deve ser vista como um valor universal que transcende as diferenças de raça, nacionalidade, religião e classe social, e deve ser buscada continuamente em todas as esferas da vida, desde o nível individual até o nível internacional.


Nesse sentido, invoco um filósofo que admiro profundamente e que também abomina a guerra: Immanuel Kant. Em sua obra "A Paz Perpétua", Kant defende que a paz é um dever moral e um objetivo universal da humanidade. Uma citação relevante de Kant sobre a paz é a seguinte: "O meio mais seguro de garantir a paz perpétua é consolidar a vontade de união entre os povos, uma união da qual nenhum Estado tem o direito de se excluir sob qualquer pretexto. [. ..] Pois a união das nações resulta na liberdade geral do Estado diante dos desejos particulares que servem à cobiça de poder." (KANT, 2005, p. 58)


Desejo que todos possamos encontrar a paz, e rogo para que o fim desse conflito seja alcançado.


Texto: Lucas Pereira

Foto: berke-araklı


Que tal concorrer a livros grátis?

Aproveite esta oportunidade! "acesse aqui" e participe de sorteios semestrais de livros e brindes exclusivos desta página.

Conheça o escritor Lucas Pereira (Padma Dondrub) um praticante budista que compartilha através de seus livros toda experiência e conhecimento adquirido ao longo de 15 anos de estudos e meditação. Acesse aqui seus "Livros" .





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page