top of page
  • Lucas Pereira

Conheça o amor pelos olhos da Filosofia


Vários filósofos clássicos e modernos abordaram o tema do amor de maneiras diversas.


Por exemplo, Platão (428 a 347 a.C) definiu o amor como uma busca por unidade e perfeição, argumentando que o amor teria como objetivo a contemplação do Belo em si mesmo.


Aristóteles (384 a 322 a.C) definiu o amor como uma forma de amizade, enfatizando a importância do respeito mútuo e da reciprocidade em uma relação amorosa.


Entre os filósofos modernos, Baruch Spinoza (1632 e 1677 d.C), filósofo holandês do século XVII, apresentou uma concepção de amor com base em sua filosofia panenteísta, segundo a qual Deus é a substância única e fundamental do universo e tudo o que existe é uma expressão dessa substância. Nessa perspectiva, o amor é visto como uma forma de unificação com a substância divina, ou seja, como uma expansão da compreensão e ligação com a realidade como um todo.


Já o alemão Immanuel Kant (1724 a 1804 d.C), apresentou uma visão bastante rigorosa e exigente do amor em sua obra: "Fundamental Principles of the Metaphysics of Morals", defendendo que o amor verdadeiro é aquele que é baseado em princípios éticos e universais de razão.


Friedrich Nietzsche (1844 e 1900 d.C) por sua vez, criticou a idealização do amor romântico, argumentando que ele poderia ser um meio de manipulação e dominação de uma pessoa sobre a outra.


O sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman (1925 – 2017 d.C), considerado um dos um dos intelectuais mais importantes do século XX destaca em sua obra "Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos". Neste livro, Bauman argumenta que, na modernidade líquida, onde as relações sociais são altamente voláteis e mutáveis, o amor pode se tornar uma mercadoria consumível e descartável, perdendo sua profundidade e significado. Ele sugere que a busca pelo amor verdadeiro e duradouro é difícil, mas não impossível, e que devemos ser conscientes da liquidez das relações em nossa sociedade e lutar contra ela para encontrar a verdadeira felicidade e realização em nossas relações amorosas.


Conforme vimos, a visão sobre o amor varia entre os filósofos. Para mim (Lucas Pereira), o amor é uma força poderosa que permeia nossas vidas. Ele nos inspira a nos conectar profundamente com os outros, podendo nos transformar e nos elevar, oferecendo uma sensação de significado e plenitude. No entanto, também pode ser um território de vulnerabilidade, onde ficamos expostos ao risco de feridas emocionais e desilusões.


Apesar das diferenças nas abordagens filosóficas, há uma constante: o amor é uma experiência humana fundamental que nos conecta como seres sociais e a busca por sentimentos autênticos permanece sendo um anseio universal.


E para você! O que é o amor? Compartilhe nos comentários!


Confira algumas citações:


"O amor é uma espécie de visão interior que nos permite ver a beleza nas outras pessoas." - Platão.


"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos , posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição." - Aristóteles


"O amor é uma virtude que consiste em nos esforçarmos por compreender e ajudar os outros a obter a felicidade." - Baruch Spinoza


"A força do amor reside na sua capacidade de criar intimidade sem fazer com que o outro perca sua singularidade." - Zygmunt Bauman


"O amor não é outra coisa senão o desejo de que algo que você valoriza se mantenha vivo." - Immanuel Kant


"O que é o amor, senão compreender e aceitar o outro tal como ele é? - Friedrich Nietzsche


Que tal concorrer a livros grátis?


Aproveite esta oportunidade! " acesse aqui " e participe de sorteios semestrais de livros e brindes exclusivos desta página.


Conheça o escritor Lucas Pereira (Padma Dondrub) um praticante budista que compartilha através de seus livros toda experiência e conhecimento adquirido ao longo de 15 anos de estudos e meditação. Acesse aqui seus " Livros" .







#Platão

#Baruch Spinoza

#Zygmunt Bauman

#Lucas Pereira

25 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2023年6月11日
5つ星のうち5と評価されています。

🙂

いいね!
bottom of page