top of page
  • Lucas Pereira

A vida é um mistério a ser vivido

Atualizado: 11 de jun. de 2023


O aforismo “conhece-te a ti mesmo“ presente no pórtico de entrada do templo do deus Apolo, em Delfos na Grécia. Convida-nos para uma reflexão sobre nossas convicções e propósitos de vida.


É notável, que a Filosofia ocidental, no século IV a. C. preocupava-se já, em promover o pensamento reflexivo voltado ao autoconhecimento com ênfase na investigação do ser a partir da consciência e aceitação da própria ignorância como ponto de partida para um despertar e busca interior da verdade.


No oriente, neste mesmo período, o budismo enquanto filosofia de vida, lançava os alicerces de sua doutrina, dando ênfase também no, despertar, no observar-se e tornar-se consciente do agora.


Enquanto Sócrates ensinava: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses" e que "Uma vida irrefletida não valia a pena ser vivida".


Buda no século VI a.C. por sua vez pregava: “Bem farias em te examinares e refletires sobre a ti mesmo.” e que “A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido”.


Confúcio, por sua vez, ensinava: “Quando vires um homem bom tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”.


È interessante perceber, que tanto os filósofos quanto os mestres iluminados, apontavam para este “despertar interior” deixando-nos conselhos valiosos, dos quais, tomei a liberdade de sintetizar a seguir::


“Quando olhares para dentro, que sejas generoso com sua alma.”


“Que possas cultivar amor pelo seu universo interior e permitir-se apaixonar-se pela sua existência.”


“Que possas radiar uma profunda gratidão pela vida preciosa que possuis.”


“Que tenhas maturidade para tolerar seus erros e de aprenda com suas falhas”


“Que sejas compassivo, gentil e solidário com os outros.”


“Que encontre sua felicidade e a paz interior sem prejudicar os demais seres, cultivando sempre boas amizades.”


“Não permita que a tecnologia controle a sua vida, brigue menos, negocie mais e sejas gentil com o planeta.”


“Permita-se chorar quando estiver triste e sorrir das coisas simples da vida.”


“Quando chover, busque pelo arco-íris. Quando escurecer, busque pelas estrelas. Afinal, a vida é muito breve para ficarmos esperando pelo dia perfeito.”


Encerro com um conselho de S.S. XIV Dalai Lama: “A finalidade de nossas vidas é ser feliz.”


Portanto, “Rogo, que todos os seres possam encontrar cada qual a sua felicidade.”



Que tal concorrer a livros grátis?

Aproveite esta oportunidade! "acesse aqui " e participe de sorteios semestrais de livros e brindes exclusivos desta página.


Conheça o escritor Lucas Pereira (Padma Dondrub) um praticante budista que compartilha através de seus livros toda experiência e conhecimento adquirido ao longo de 15 anos de estudos e meditação. Acesse aqui seus " Livros" .



#Grécia

#conhece-teatimesmo

332 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page